Objetivo: Proporcionar aos profissionais da área da Educação e Saúde, com prioridade aqueles que estão no exercício clínico e que atuam em instituições pública e particulares, a apropriação do conhecimento geral e específico sobre o desenvolvimento e o processo de aprendizagem das crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem, bem como avaliar e realizar intervenção nessas áreas.

Coordenação: Me. Eliane Calil Otoboni Diretora do ITECC a Araçatuba, Psicóloga, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e Supervisora Clínica do curso de Pós-Graduação do ITECC

Coordenação: Profª. Drª. Karina Kelly Borges (Currículo Lattes)

Ementa: A Neuropsicopedagogia é parte integrante da Psicopedagogia que está embasada conceitualmente no Projeto de Lei N.º 3.124, DE 1997, a qual se configura como uma área de conhecimento e pesquisa na atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino e aprendizagem, integrando avaliação e intervenção em situações que envolvam processos investigativos no plano individual ou coletivo do indivíduo com problemas de desenvolvimento e aprendizagem.

Corpo Docente e Professores Convidados

Me. Eliane Calil Otoboni
Profª. Dra. Karina Kelly Borges
Profª. Dra. Andrea Carla Machado
Profª. Dra. Suzelei Faria Bello
Profª. Dra. Telma Pantano
Prof. Armênio Alcântara
Profª. Dra. Marilia Seno
Profª. Carolina Braga
Profª. Denise Brero
Profa. Dra. Simone Capellini
Profª. Dra. Adriana Marques
Profª. Cláudia de Freitas Oliveira Bannwart
Profª. Patrícia Ribeiro
Profª. Luana Dalul

Informações

Público Alvo: Pedagogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, e áreas afins.
Duração: 24 meses – Início – Março de 2022
Periodicidade: Mensal – Sábado (8h às 12h e 13h30 às 18h)
Carga horária: 360h
Hora teórica: 220h/aula
Número de Vagas: Mínimo 30 e máximo de 60 alunos
Local: R. Prof. Jorge Corrêa, 567 – Bairro Nova Iorque, Araçatuba – SP, 16018-480

Cronograma – Neuropsicopedagogia Clínica – Mensal – 2020

Módulo 1 – Neurociências e Educação

Março
12/03/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Introdução as neurociências e educação

Abril
09/04/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Neuroanatomia/Neurofisiologia

Maio
14/05/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Neurodesenvolvimento

Módulo 2 – Funções corticais superiores e aprendizagem

Junho
11/06/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Funções linguísticas

Julho
09/07/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Gnosias e Psicomotricidade

Agosto
13/08/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Desatenção

Setembro
10/09/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Disfunção Executiva

Outubro
15/10/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Memória e componentes da Emoção

Modulo 3 – Aprendizagem e Cognição

Novembro
05/11/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Educação Especial

Dezembro
10/12/2022
8h às 12h e das 13h às 17h
Teoria Aprendizagem

Janeiro
14/01/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Transtorno do espectro do autismo

Fevereiro
10/02/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Março
11/03/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Altas Habilidades

Abril
15/04/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Transtornos de aprendizagem

Módulo 4 – Neuropsicopedagogia I (avaliação)

Maio
06/05/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Avaliação Neuropsicopedagógica Infantil

Junho
03/06/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Avaliação Neuropsicopedagógica adolescente/jovens

Julho
08/07/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Técnicas de investigação (instrumentos, protocolos, inventários)

Agosto
05/08/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Devolutiva e Encaminhamentos (casos)

Módulo 5 – Neuropsicopedagogia II (intervenção)

Setembro
02/09/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Distúrbios linguagem

Outubro
07/10/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Distúrbios matemática

Novembro
11/11/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Déficit Intelectual

Dezembro
09/12/2023
8h às 12h e das 13h às 17h
Desenvolvimento de Laudo/Relatório

Modulo 6 – Prática supervisionada

Janeiro
13/01/2024
8h às 12h e das 13h às 17h
Supervisão

Fevereiro
03/02/2024
8h às 12h e das 13h às 17h
Supervisão

Hora teórica: 220h/aula
Estudo dirigido: 90h (Leitura textos científicos, correção de testes e elaboração de laudos)
Prática supervisionada: 20h/aula
Atendimentos: 30h/aula
Total: 360h